terça-feira, 2 de agosto de 2011

Kings of Leon e o pacote da vida de rockstar

Caleb Followill no começo da carreira do Kings of Leon


O mesmo sistema que ajuda a adoecer e enlouquecer artistas passa a outra metade do tempo especulando os motivos que fizeram o artista afundar em sua espiral de fracassos. Assim funciona nosso circo. Análises e sentenças sobre a vida Amy Winehouse estão dominando a mídia (vale até o Fantástico resgatar um documentário com o pai de Amy feito pela TV inglesa anos atrás). A morte de Michael Jackson trouxe um tsunami de informações e boatos sobre seus dramas particulares. Esses são apenas os exemplos mais recentes do pop.

Nesta semana foi a vez de Caleb Followill, vocalista e guitarrista da banda norte-americana Kings of Leon, receber parte deste tipo de holofote. Ele abandonou um show pela metade no Texas alegando que tinha problemas vocais. Ao microfone, disse que era só questão de vomitar, tomar mais uma cerveja e voltar para terminar o serviço. Mas ele não voltou mais e o show acabou. Mais: todo o restante da turnê da americana foi cancelado. O KOL só volta aos palcos no final de setembro, no Canádá.

Jared Folowill, baixista e irmão de Caleb, soltou no Twitter que a banda tem problemas "maiores do que não beber Gatorade o bastante". Caleb já é tido como alcoolatra pela imprensa internacional, embora alegue apenas problemas na voz para cancelar a turnê. Já tem gente falando que o Kings of Leon está dando uma de irmãos Gallagher, pra não deixar de citar uma das famílias mais problemáticas rock (a banda Oasis, dos irmãos Noel e Liam Gallagher).

A família do Kings of Leon é mais peculiar. Na banda, o vocalista, o baixista e o baterista são irmãos. O outro guitarrista é primo deles. A banda foi formada no Tenessee (sul dos EUA) no seio de uma família protestante fervorosa. O pai dos irmãos era pastor e eles percorriam o sul do país em pregações. Eram a bandinha das igrejas. Participaram de corais, tentaram ser cantores country. Dizem que eram proibidos de ver televisão e de ouvir musica que não fosse religiosa.

Os primeiros discos do Kings of Leon traziam um rock de garagem nervoso e setentista, com uma pegada country e uma identificação forte com o som dançante que marcou a geração 2000 "pós-Strokes". Com o tempo, o quarteto investiu num som mais pop climático e de arena, com uma certa inspiração de U2 e Coldplay. "Use Somebody", talvez o principal hit da banda, vem dessa época de transformação, quando trocaram até o visual por uma imagem mais boy band. Canções sensacionais do primeiro disco como "Happy Alone", "Holy Roller Novocaine" e "Wasted Time" ficaram no passado, marcando a fase inicial da banda.

Apontados como candidatos da "nova geração" a ocupar o posto de banda de grandes estádios, assim como o Queen nos anos 80 e o U2 atualmente (acredito que há um certo exgero nisso), parece que os excessos e as fantasias da vida de rockstar começam a cobrar seu preço. É torcer para que eles superem essa turbulência e a banda não se dissolva, como disseram alguns boatos rapidamente desmentidos por seus integrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário