terça-feira, 21 de abril de 2015

Tira o Tiradentes daí!



Hoje é 21 de abril. Em uma terça-feira, a maioria de nós rumina em casa o sabor de um domingo extra no meio da semana.

Feriados são homenagens, brechas no nosso calendário para celebrar algum fato marcante na história do país. Teoricamente, não trabalhamos porque iríamos festejar a glória da Inconfidência Mineira, capitaneada pela figura heroica de Tiradentes. Na prática, estamos colocando o sono em dia.

Algo me intriga na extensa programação brasileira de feriados nacionais. Todos são referentes a acontecimentos mais que centenários em nossa história. À parte os religiosos - Corpus Christi, Sexta-Feira Santa, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Natal - e os culturais - Carnaval, Dia do Trabalho -   temos os feriados históricos, reservados para a Independência, Proclamação da República e Tiradentes.

Eu trocaria o feriado de Tiradentes por algum que lembrasse a redemocratização do Brasil. A sociedade que somos hoje começou com a queda do regime militar no meio dos anos 80 e a fundação da Nova República. É estranhíssimo que não tenhamos um feriado para dar a essa fase de nossa história sua devida importância. Poderia ser o 25  de janeiro para marcar a maior manifestação das Diretas Já ou manter o 21 de abril, mas em memória à morte de Tancredo Neves - para os mineiros não ficarem bravos.

Vou deixar essas especulações para amanhã, essa quarta-feira disfarçada de 2ª segunda-feira dessa semana.