sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Mataram a MTV


Não vi o fim da MTV. Assim como não vi o início da MTV. Nem o meio. Muito menos seu auge ou sua decadência. Porém, a MTV morreu e estou morrendo de saudade dela.

Pra muita gente assistir à MTV na infância ou adolescência era tão fácil quanto abrir a torneira mas pra mim era um sonho. Se em São Paulo o canal tinha sinal aberto, na minha casa, não. Nunca soube direito se São José dos Campos recebia o sinal da MTV mas posso garantir que na Vila Nova Cristina, numa casa de número 163, não.

Foram raras as vezes em que consegui assistir a alguns clipes ou ver um programa inteiro. Eu dependia de visitas à casa do meu avô, que era o único que tinha TV por assinatura, que custava uma fortuna. Era um copo de coca e uma tapa na minha irmã, que queria ver Cartoon Network. Tempos difíceis.

Imaginava em casa um canal que só passava rock e isso me fascinava. Na escola amigos imitavam o Marcos Mion e falavam sobre o Covernation. Aquelas vinhetas e a linguagem totalmente diferente dos outros canais me deixava louco... e frustrado. This is not for me, baby.

Fui crescendo e acompanhando de longe a decadência do canal. Não falavam mais da MTV. Alguma coisa ou outra sobre programa de humor, de comédia. Ué, mas o lance ali não era música?

Há pouquíssimo tempo finalmente me tornei espectador da MTV. Percebi o que aconteceu. Cadê a música, meu Deus? Os melhores horários da MTV eram de madrugada ou no início da manhã, quando reprisavam clipes clássicos. O resto, sinceramente, não descia. (O único programa de humor que gostei foi o jurássico Rock & Gol).

Talvez a decadência da MTV reflita a decadência da música pop brasileira, do rock brasileiro. Porém, bandas boas e novas ainda existem, só que o canal era mais um apaixonado por essa galera que faz uma MPB melancólica, pretensiosa e modorrenta e todos engolem que isso é rock.

Li em algum lugar que o pecado da MTV foi se voltar ao público adolescente de hoje e dar as costas para o espectador crescido, mas que ainda se interessa por música. Era triste ver que  pílulas de 1 minuto durante os comerciais era o máximo de debate e opinião sobre música apresentado atualmente ali.

Talvez a molecada de hoje preferiu assistir Porta dos Fundos no computador  enquanto conversa com alguém pelo Facebook e quem queria conhecer mais sobre música encontrou no Youtube o que a MTV há muito deixou de mostrar.

Bom, o que sobrou pra mim, uma criatura que ainda se importa com a TV? O canal BIS tem se mostrado um alento, com seus documentários gringos e nacionais sobre – graças a Deus – rock. Tem também muitos shows e clipes de novidades da música, onde percebo que a chatice e o bocejo ainda são hegemônicos. Talvez a culpa não seja da MTV, afinal.